DENTE DO SISO: CURIOSIDADES
- CLIN-IN
- 26 de abr. de 2022
- 1 min de leitura
SISO quer dizer boa capacidade de avaliação; bom senso e é sinônimo de juízo, tino. Designa, em ODONTOLOGIA, os últimos dentes molares, cada um localizado em cada extremidade das arcadas dentárias, que, por surgirem entre os 17 e os 21 anos, são conhecidos como dentes do juízo ou dentes do siso.
Também chamado de terceiros molares, os sisos, excepcionalmente, podem não ser os últimos dentes da arcada dentária. Algumas pessoas podem ter os QUARTOS MOLARES, e até os QUINTOS MOLARES, resquícios de nossa ancestralidade. Chamamos esses quartos e quintos molares de dentes supranumerários por serem dentes excedentes em relação ao número de dentes da dentição normal.
Algumas pessoas não possuem nenhum dente de siso, outras os possuem submersos dentro do osso da mandíbula e podem precisar de remoção em algum momento.
Existe uma técnica cirúrgica, em desuso atualmente, de transplante do dente de siso que é retirado de seu lugar de origem e vai para o local de um molar anterior recém extraído por motivo de cárie ou fratura, substituindo-o.
Os sisos podem ser causadores de dores e disfunções nas ATMs (articulações temporomandibulares).
os sisos podem ter as mais variadas formas e tamanhos.
CONSULTE-NOS PELO 12-99240-8929.

Comentarios